Coordenadora e Professora
Rosana Rosch reúne duas formações distintas que se complementam harmoniosamente: a Enfermagem e o Yoga. É Enfermeira desde 1997 e professora de yoga desde 2006. Trabalha com terapias integrativas e complementares há 24 anos, mestranda em Educação para a Saúde na Escola Superior de Educação de Coimbra.
Graduou-se em enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Wenceslau Brás (Itajubá – MG) e cursou pós-graduação em Obstetrícia na UNASP, ocasião em que teve a oportunidade de tornar-se consultora de amamentação.
Como enfermeira, trabalhou em centros cirúrgicos de hospitais renomados, acumulando extensa experiência em saúde. Buscou também o conhecimento holístico e humanizado, com a formação em Naturopatia pela Humaniversidade (2001) e em massagem abhyanga (medicina tradicional indiana, ayurveda), pelo Senac (2014).
Em 2015 concluiu o Curso de Filosofia do Yoga, pelo IPS (Instituto Paulista de Sânscrito) sob coordenação do Professor João Carlos Barbosa Gonçalves.
A trajetória de Rosana no Yoga inicia-se com o Swásthya Yoga, vertente na qual obteve sua primeira formação como professora (2006) e, num segundo momento, cursou a formação em Haṭha Yoga, com o Prof. Gerson d’Addio (2011), com quem teve a oportunidade de participar de uma viagem transformadora pela Índia, participando de aulas e cursos no centro Kaivalyadhama e também da conferência de Yoga no Lonavla Yoga Institute.
Suas aulas sintetizam o conhecimento adquirido nas duas formações principais, indo do visível ao invisível por meio da compreensão de que o corpo deve sempre ser levado em consideração no processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Na conciliação entre Obstetrícia e Yoga, construiu um repertório bem fundamentado de práticas destinadas às gestantes. Nesta via, vem organizando um conjunto de orientações a serem ensinadas aos professores de yoga que desejam especializar-se em aulas para gestantes.
Em 2014, fundou o Ânima Yoga, quando se desligou do trabalho nos hospitais e passou a dedicar-se exclusivamente às aulas de yoga e formação de novos instrutores. Promove, desde então, retiros, cursos com foco em técnicas específicas do hathayoga e atividades afins.
Em 2017 fundiu o Ânima Yoga com o Instituto Paulista de Sânscrito, dando origem ao Ashram Urbano, onde ministra aulas regulares de yoga e coordena a formação de professores.